As principais linguagens de programação


Se você é um novato na área de desenvolvimento de software, a primeira pergunta que vem à sua mente é “Por onde começar?” Existem muitas delas para escolher, mas como descobrir a mais adequada para os seus interesses e objetivos?

Uma das maneiras mais fáceis de escolher a melhor linguagem de programação para aprender em 2019 é ouvir o que o mercado diz, para onde a tendência da tecnologia está indo.


1 - JAVASCRIPT

Com base na pesquisa de desenvolvedores 2018 do Stack Overflow, o JavaScript é a linguagem mais popular entre os desenvolvedores sucessivamente por seis anos. Cerca de 65% a usaram em 2019.

O JavaScript é leve, interpretado e desempenha um papel importante no desenvolvimento de aplicações "front-end". Até mesmo algumas das principais plataformas de mídia social acreditam que o JavaScript oferece uma maneira fácil de criar páginas da Web interativas sem problemas.


O JavaScript é o mais preferido por causa de sua compatibilidade com todos os principais navegadores e é realmente flexível com a sintaxe que ele possui. Sendo uma linguagem front-end, o JavaScript também é usado no lado do servidor através do Node.js.

JavaScript tornou-se a linguagem de programação mais amadas pelos iniciantes.


2 - PYTHON

O Python é uma das linguagens de programação de uso geral mais fácil de usar dessa lista. Como o Java, a sintaxe do Python é clara, intuitiva e quase semelhante ao idioma inglês. O subconjunto "baseado em objeto" do Python é semelhante ao JavaScript.


De acordo com o Stack Overflow, em termos de migração, as pessoas que migraram para o Python estão perto de 42%.

Se você está interessado em fazer sua carreira no desenvolvimento de back-end, como o Django (framework de código aberto escrito em Python), ele é fácil de aprender e está repleto de recursos, além de ser muito popular. Além disso, o Python tem uma variedade de aplicativos que o tornam versátil e poderoso.

Sendo tão popular em áreas como computação científica, e aprendizado de máquina e engenharia, o Python suporta um estilo de programação que usa funções e variáveis ​​simples sem muito questionamento nas definições de classe.


3 - JAVA

Se alguém perguntar por que usar o Java, o que mais escutaremos será “escreva uma vez, rode em qualquer lugar”. Java tem sido a linguagem de programação dominante nos últimos 20 anos. Java é 99% orientado a objetos e é robusto, pois os objetos Java não contêm referências a dados externos a si mesmos. É mais simples que o C ++ porque o Java usa alocação automática de memória e coleta de lixo.


Java é altamente compatível entre plataformas ou independente de plataforma. Você pode codificar em qualquer lugar (em todos os dispositivos), compilar em código de máquina de baixo nível e, finalmente, executar em qualquer plataforma usando JVM (Java Virtual Machine), que é dependente da plataforma.


Java forma a base para o sistema operacional Android e foi escolhida por cerca de 90% das empresas da "Fortune 500" para fazer uma variedade de aplicativos de back-end. Eu não hesitaria em obter o maior processamento de dados do Apache Hadoop, executado pelo Amazon Web Services e pelo Windows Azure.

Com tantas boas razões e uma ampla gama de aplicações de negócios, possuindo imensa flexibilidade e Java é sempre o favorito dos iniciantes.


4 - C/C++

A linguagem C foi introduzida no final dos anos 1970, e fez uma forte contribuição para o mundo da programação.


C tem sido a língua mãe de muitas linguagens. Algumas são derivados ou inspirados em sua sintaxe, construções e paradigmas, incluindo Java, Objective-C e C #.


Mesmo hoje em dia, sempre que é necessário criar aplicativos de alto desempenho, o C continua a ser a escolha mais popular.


O sistema operacional Linux é baseado em C. E CPP (C plus plus) é a versão híbrida de C. C ++ é uma linguagem de programação orientada a objetos, construída em cima de C. Assim, é preterida para projetar aplicativos de alto nível.


O C ++ está sendo visto com mais desempenho do que linguagens dinamicamente tipificadas, porque o código é verificado por tipo antes de ser executado em bases reais. As principais áreas de desenvolvimento são Realidade Virtual, jogos, computação gráfica, etc.


5 - PHP

Essa linguagem foi criada com o propósito de manter uma Personal Home Page (PHP), e hoje é usada por cerca de 83% dos sites no mundo inteiro.


PHP significa Hypertext Preprocessor, e é uma linguagem de programação de propósito geral. Claramente, o PHP é uma linguagem de script, que é executada em um servidor, e é usada para criar páginas da Web escritas em HTML. É popular porque é grátis, barato, fácil de configurar e simples de usar para novos programadores.


O PHP é uma opção muito forte para desenvolvedores da web em todo o mundo. É amplamente utilizada para criar conteúdo dinâmico em páginas da Web. Além disso, o PHP é utilizado pelo WordPress CMS (Content Management System), o mais popular sistema de gerenciamento de conteúdo usado hoje na internet.


Um ponto fraco do PHP é que ele reduz o desempenho do site e afeta o tempo de carregamento de páginas.


6 - SWIFT

Swift é tão suave quanto seu nome. Ela é uma linguagem de programação compilada de uso geral, de código aberto, desenvolvida pela Apple Inc. Se você está procurando desenvolver aplicativos iOS ou Mac OS nativos, então, o Swift será necessário para o seu desenvolvimento.


Swift é profundamente influenciado por Python e Ruby e foi projetado para ser amigável ao iniciante e divertido de usar. O Swift é considerado mais rápido, mais seguro e mais fácil de ler e depurar que o seu antecessor, o Objective-C.


Ao contrário do Objective-C, o Swift requer menos código, assemelha-se ao inglês natural. Assim, torna-se mais fácil para os técnicos existentes de JavaScript, Java, Python, C # e C ++ alternarem para o Swift sem problemas.

Além disso, alguns dos desafios são seu limitado pool de talentos. Você pode não encontrar muitos desenvolvedores Swift perto de você, em comparação com outros idiomas de código aberto. Pesquisas recentes dizem que apenas 8,1% dos 78 mil entrevistados usam o Swift, que é menor comparado com outros. E devido a atualizações frequentes, o Swift é considerado menos estável a cada nova versão.

7 - C# (C SHARP)

O C-sharp é uma poderosa linguagem de programação orientada a objetos desenvolvida pela Microsoft em 2000. O C-sharp é utilizado no desenvolvimento de aplicativos de desktop e, mais recentemente, aplicativos do Windows 8/10 e requer uma estrutura .NET para funcionar.


A Microsoft desenvolveu o C # como rival do Java. Na verdade, a Sun não queria a interferência da Microsoft para fazer alterações no Java. Então, a Microsoft resolveu criá-la.


C # tem uma variedade de recursos que torna mais fácil aprender para os iniciantes. O código é consistente e lógico em comparação com o C++.


É uma linguagem com tipagem estática, onde o código é verificado antes de ser convertido para um aplicativo.


Em suma, é perfeito para desenvolver aplicativos da web, aplicativos de desktop e também em jogos de realidade virtual, 2D e 3D. Ferramentas multiplataforma como Xamarin escrita em C # torna compatíveis com muitos dispositivos.


8 - RUBY

Uma linguagem de programação dinâmica e código aberto, focada em simplicidade e produtividade, desenvolvida em meados de 1990 no Japão. Ela foi projetada com o objetivo de simplificar o ambiente de programação e tornar mais divertido.


Ruby se torna popular pelo framework Ruby on Rails, um framework web full-stack. Ruby tem linguagem tipada dinamicamente, não tem regras rígidas e é uma linguagem de alto nível que se assemelha com a língua inglesa em grande medida.


Em suma, você pode criar um aplicativo com menos linhas de código. Mas o desafio do Ruby, por ser uma linguagem dinamicamente tipada, é a difícil manutenção. Além disso, sua poderosa flexibilidade acaba provocando uma lenta execução.


9 - OBJECTIVE C

Objective-C (ObjC) é uma linguagem de programação orientada a objetos. Ela é usada pela Apple para os sistemas operacionais OS X e iOS e suas interfaces de programação de aplicativos (APIs). Foi desenvolvido na década de 1980 e veio a ser usada por alguns dos primeiros sistemas operacionais.


O objetivo C é orientado a objeto, de propósito geral. Você pode chamá-lo de híbrido C por causa dos recursos que ele adiciona à linguagem de programação C.


10 - SQL

SQL significa Structured Query Language. Ela é uma linguagem de programação para operar bancos de dados. Inclui armazenamento, manipulação e recuperação de dados armazenados em um banco de dados relacional. O SQL mantém os dados precisos e seguros e também ajuda a manter a integridade dos bancos de dados, independentemente de seu tamanho. O SQL é usada hoje em dia em estruturas web e aplicativos de banco de dados. Se você for bem versado em SQL, poderá ter um melhor controle sobre a exploração de dados e uma tomada de decisão eficaz. Se você planeja optar pelo gerenciamento de banco de dados como sua carreira, primeiro passe por C ou C ++. Os desenvolvedores de SQL estão em grande demanda e oferecem bons salários.

Saiba mais:

4 visualizações

© 2005-2020 EzBiz Sistemas

work-with-us-4.gif
  • Instagram ícone social
  • YouTube ícone social
  • Twitter Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon