Como escrever uma Prova Social

Atualizado: Mai 27

No marketing digital, a prova social é utilizada como uma técnica para conversão, através de persuasão. A prova social tem a finalidade de expressar a opinião de pessoas reais sobre o consumo ou a utilização de um produto ou serviço.

O marketing digital é cheio de artimanhas e técnicas extremamente fantásticas, não é mesmo?


Seus segredos me surpreendem a todo momento. Conseguimos desvendar, a cada nova descoberta, uma nova forma de ver o mundo. São quase mágicos. São capazes de transformar o que nos era invisível, em algo que faz total sentido e que ao praticá-los, descobrimos fantásticos resultados.


No marketing digital, a prova social é utilizada como uma técnica para conversão, através de persuasão.


Em vez das empresas dizerem "Nós somos excelentes profissionais", agora são terceiros que falam "Eles são excelentes profissionais". Isso faz toda a diferença. Mas precisa ser verdade. Precisa ser verificável. E hoje em dia, com as redes sociais, um testemunho real pode ser verificado.


Uma prova social é algo que demonstra a expressão, opinião de pessoas reais sobre o consumo ou a utilização de determinado produto ou serviço. A prova social pode ser um depoimento de consumidores, um relato de utilização, uma experiência, uma opinião, uma demonstração de satisfação nas redes sociais, dentre outras coisas.


Vantagens dos Depoimentos de Clientes

Depoimentos de clientes podem melhorar incrivelmente a imagem da sua empresa, às vezes até mais do que um banner bem colocado ou uma campanha de marketing de e-mail. Porque devemos mostrar depoimentos?

  • Demonstrar a experiência e os conhecimentos – As pessoas são muito mais propensas a acreditar no que os outros têm a dizer sobre você, do que aquilo que você mesmo está tentando falar sobre si mesmo. O autoelogio costuma ser ineficaz, mas quando vem dos outros é mais bem recebido.

  • Consolidar a posição em relação aos competidores – Se um cliente em potencial tem dificuldade para decidir entre você e seus concorrentes, os depoimentos podem ajudar a desequilibrar a seu favor.

  • Passar segurança – Para quem não lhe conhece é realmente difícil ser atraído apenas pelo que sua empresa diz, pois a maioria das pessoas preferem usar os serviços de um concorrente conhecido ou mais famoso, mesmo que ele seja mais caro ou pior. Ao adicionar depoimentos de clientes satisfeitos, você tranquiliza as pessoas e mostra pra elas que sua empresa é segura e confiável.

  • Criar laços – Pedir aos clientes que compartilhem com você as opiniões deles sobre a sua marca ou produto é uma excelente ideia. Além de demonstrar que você se importa com o que eles pensam, acabem fortalecendo o relacionamento que você tem com eles. Ao pedir a sua opinião, eles podem passar a responder de forma melhor, sendo mais atenciosos com vocês, levando a um novo patamar de relacionamento, e a algo mais longo prazo.

  • Destacar habilidades – Independente do que você está comercializando, depoimentos de clientes têm o potencial de apresentar suas habilidades de forma positiva e eficiente.


Tipo de depoimentos


Antes de começar é necessário você conhecer de forma bastante clara o seu ramo de atuação e seu público alvo, pois existem diversas técnicas para esse objetivo, mas cada uma tem melhor adequação com um tipo de negócio. Vamos falar de alguns tipo de depoimentos que podemos utilizar.

  • Clientes Satisfeitos - É muito utilizado por quem trabalham com serviços, mas pode ser utilizado em sites institucionais ou e-commerce. Eles ajudam a mostrar pontos de vistas de reais clientes, e podem induzir novos clientes a fechar com sua empresa.

Avaliação de Cliente Satisfeito
  • Comentários - São umas das provas sociais mais utilizadas. São aqueles comentários nos sites, geralmente abaixo de um artigo ou da página do produto em específico.

Avaliação comentário
  • Quadro de Avaliação - É um quadro de avaliação onde o cliente avalia os pontos fortes e fracos de produtos e serviços. Normalmente são colocados em sites de e-commerce e tem como finalidade ajudar o cliente a decidir sobre o produto ou serviço que está sendo adquirido. As vezes, para não perder a venda, em avaliações negativas, as empresas mostram outros itens que são comprados junto com aquele.

Quadro de avaliação
  • Números de Visitantes - Nessa prova social você consegue visualizar a quantidade de visitantes que o site já obteve. Pode ser acrescido da quantidade daqueles que estão online. Ainda pode ser encontrado em uso em sites de viagens e de pacotes promocionais, dando a sensação ao usuário de que se ele não consumir rapidamente o que ele tem interesse, outras pessoas podem consumir e acabar a oportunidade. É pouco utilizado hoje em dia.

  • Número de Seguidores - Está associado as redes sociais, que indicam a quantidade de seguidores, e de curtidas. É muito utilizado em quase todos os tipos de negócios.


  • Referências de Peso - É uma variação de prova social que muitos desejam, mas poucos possuem. Consiste em mostrar uma opinião de alguém que é assumidamente uma referência muito conhecida no mercado em que você atua. Em caso de produtos, pode ser a opinião de um famoso. Para ter esse tipo de prova social de forma mais fácil, você pode fazer parcerias com alguém que você julga um forte nome em seu mercado ou ainda, pagar para que alguém de nome indique seu produto. Caso você queira que aconteça naturalmente, você deve fazer tudo que pode para ser, realmente, uma autoridade.


Avaliação Referência de Peso


Dicas adicionais para depoimentos de Clientes Satisfeitos


Quando fazer


O melhor momento para pedir um testemunho é logo após você entregar um produto ou serviço para o cliente. À medida que o tempo vai passando, a experiência positiva vai se perdendo na memória do seu cliente, e o depoimento também perde o vigor e o entusiasmo. Mas nunca é tarde para pedir sua opinião, principalmente se a experiência dele foi boa.


Como pedir


Em vez de escrever um roteiro para o seu cliente, dê ideias e exemplos do que você está desejando. As pessoas dão testemunhos mais convincentes se forem reais, escritas por elas mesmas, se não forem ensaiados, porque ficam mais naturais e próximos daquilo que elas são. O testemunho perde a eficácia quando soa falso ou forçado.


O que precisa ser dito


Peça para o cliente dizer qual o problema que ele tinha e como você resolveu este problema. É bom que ele relate quais os benefícios ou a transformação que obteve ao te contratar ou comprar seu produto ou serviço. Se possível, peça para o cliente dizer se recomendaria ou não a sua empresa.


Concluindo


Não deixe que seu público desconfie de suas provas sócias, pois isso pode mexer diretamente com sua credibilidade e desmontar seu negócio por inteiro. Disponibilize-a de forma natural, não coloque depoimentos falsos e não apague os negativos, tente resolvê-los, pois isso dá um retorno mais positivo sobre o quanto você é transparente e preocupado com a satisfação de seus clientes.


Saiba mais:





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